segunda-feira, março 10, 2008

200 ANOS CHEGADA DA FAMÍLIA REAL PORTUGUESA.

Comemoração de 200 anos da chegada da Família Real Portuguesa ,
Ao Rio de Janeiro-Brasil.

A 7 de Março de 1808, entrou na barra do porto do Rio de Janeiro, a esquadra régia que, vinda da Baía onde aportara a 21 de Janeiro, conduzia a Rainha D. Maria I, o Príncipe Regente D. João, D. Carlota Joaquina, e outros membros da Família Real.
No dia 8 desembarcaram na capital da colônia do Brasil, para aí permanecer até 1821.Com a transferência da Família Real e da Corte para o Brasil – subtraindo-se ao poder de Napoleão, à provável abdicação e integração de Portugal no Império europeu do Imperador dos franceses – consumara-se e garantira-se a liberdade da soberania de Portugal, que residia no Rei. Daria porem lugar a duas realidades que não estariam no horizonte do Príncipe Regente e dos seus conselheiros defensores desta solução (que fez dizer a Napoleão, nas suas “Memórias”, que de todos os soberanos europeus D. João fora o único que o enganara): ao crescimento dos defensores do liberalismo que acabaram por impor ao já Rei D. João VI uma Constituição e o forçaram a regressar à Europa e, pela ação de desenvolvimento político e administrativo do território brasileiro, tornado Reino e integrado num “Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves”, a sua separação em 1822, com proclamação da independência por D. Pedro, que se tornaria o primeiro Imperador do Brasil.


O Brasil de D.João VI.

A vinda da Corte portuguesa para o Brasil, em 1808, representou o início da formação de uma nova nação. A abertura dos portos, o livre comércio, a introdução de hábitos culturais e industriais e a elevação à condição de Reino Unido contribuíram para que novas forças sociais fossem incorporadas, modificando o perfil do país-colônia e dos habitantes, especialmente sentida na cidade do Rio de Janeiro.


As instituições criadas e estabelecidas, como a Biblioteca Real, o Banco do Brasil, a Praça do Comércio, o Jardim Botânico, a Imprensa Régia, as Academias de Belas Artes, Naval e Militar entre outras redefiniram o papel da cidade e do país, confirmando a citação de Oliveira Lima "o regente e rei D. João VI veio criar e realmente fundou na América, um império..."

Sem comentários: