sexta-feira, junho 08, 2012

REVISTA LITERARIA DIGITAL DA FUNDACAO JOSE SARAMAGO

PARA DIFUNDIR
Blimunda substitui Lucerna a partir de 18 de junho

O primeiro número da revista literária digital Blimunda será publicado no dia 18 de junho, data em que se assinala o segundo aniversário da morte de José Saramago. Blimunda é o novo título da revista Lucerna, que por razões administrativas de registo teve de ser alterado. O recente desaparecimento do escritor mexicano Carlos Fuentes é um dos temas da revista de junho.
A revista eletrónica e gratuita Blimunda será publicada no dia 18 de cada mês e a ela se poderá aceder através de vários meios: na App Store da Apple ou na página da Fundação, em www.josesaramago.org. Os seus conteúdos encontram-se ao abrigo de uma licença Creative Commons. Isto é, são de livre acesso e utilização. A redação conta com o trabalho de Andreia Brites e Sara Figueiredo Costa. Arranca com três secções, que irão aumentando segundo a vida nos vá trazendo novos dados, conhecimento, experiência.
Desde a origem da Fundação José Saramago que se viu a necessidade de uma revista que recolhesse textos e indicações dos seus colaboradores literários, que são muitos no mundo, vinculados tanto a universidades como às diferentes literaturas nacionais. Em alguns casos serão ensaios sobre a obra de José Saramago, embora Blimunda não se destine ao estudo da obra do Patrono da Fundação, mas para indagar sobre o que se está fazendo e para recuperar autores e livros-chave que não devemos nunca perder de vista porque são património de todos. Blimunda procurará estimular a leitura nos diversos suportes já que, assumindo o lado bem-humorado de José Saramago, “Ler faz bem à saúde”.
Andreia Brites
Nasceu em Lisboa em 1977. É licenciada em Línguas e Literaturas Modernas pela FCSH – Universidade Nova de Lisboa e tem um mestrado em Teoria da Literatura pela mesma faculdade. Concebe e realiza acções de promoção da leitura para adolescentes, professores e pais em Bibliotecas Municipais e Escolas. Mantém o blogue O Bicho dos Livros, sobre promoção da leitura e livros infantis e juvenis.Sara Figueiredo Costa Sara Figueiredo Costa nasceu em Lisboa, em 1978. Jornalista freelancer, colabora com diversas publicações na área da crítica literária e do jornalismo cultural (LER, Time Out e Expresso). Mantém, desde 2007, o blogue Cadeirão Voltaire, sobre livros e edição, e desde 2003, o Beco das Imagens, em co-edição, dedicado à banda desenhada e à ilustração.
Dá-se assim sequência à revista cujo número zero está disponível no site da Fundação José Saramago [ http://www.josesaramago.org/.].
Um abraço,
Sérgio Machado Letria

Sem comentários: