quinta-feira, março 29, 2012

XIV ENCONTRO DAS COMUNIDADES PORTUGUESAS NA ARGENTINA

Por atención del Sr. Antonio Antunes Canas, Conselheiro do Governo Português
Área Consular de Argentina


"Fortalecendo nossa identidade"

PROGRAMA
Viernes 13: Receção das Delegações.
Sábado 14:
9,00 hs.: Plenário de diretivos e delegados.
10,30 hs.: Encontro de jóvens luso-descendentes.
11,30 hs.: Ato Cultural:
a) Resenha da imigração portuguesa em Comodoro, a cargo do Professor Daniel Marques.
b) Homenagem ao fado e ao tango "patrimónios culturais da humanidade" pelo Tenor Luis Viegas , os Hnos. Calo e parelha de baile Indira – Andrés. c) Inauguração da exposição de pintura e escultura, de artistas luso-descendentes.
13,00 hs.: Almôço livre.
15,00 hs.: City- Tour.
18,00 hs.: Debate de propostas com a participação do Sr. Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Dr. José Cesário.
21,00 hs.: Ceia Show: Eleição da Raínha das comunidades con atuação dos ranchos folclóricos.
Domingo 15:
10,00 hs.: Leitura das conclusões do encontro.
11,30: Colocação de uma placa recordatória no monumento aos imigrantes portugueses.
13,00 hs.: Almôço de despedida.

HISTÓRIA DA COMISSÃO DE COMUNIDADES PORTUGUESAS NA ARGENTINA.
A imigração portuguesa na argentina, data desde o descubrimento do Río da Prata.
•O maior fluxo migratório de portugueses à República Argentina, registou-se durante o governo do presidente J.D. Perón, nas décadas dos anos 40 a 50.
•Radicaram-se em diversas regiões do país, especialmente na província de Buenos Aires.
•Em Comodoro, desde o ano da chegada de Sebastião Peral, 1902, foi contínua a imigración de portugueses. O maior ingresso verificou-se entre os años 1930 e 1940.
•Desde o seu início, criaram instituições sociais e benéficas para conter as necessidades espirituais, sociais, culturais e materiais dos imigrantes. Por sua vez, operaram como elos integradores à nova pátria.
•No ano1982, foi criada uma comissão que tem como objetivo coordenar ações comuns, para colaborar entre todos a manter as atividades sociais e culturais de cada uma das entidades organizadas, facilitando os trabalhos programados para dar continuidade aos objetivos fundacionais: ajudar aos imigrantes a integrar-se socialmente à nova pátria, e a manter e cultivar a cultura e a tradição da terra lusitana.
•Anualmente organiza-se um Encontro de representantes de todas as instituições para evaluar as ações realizadas, analizar as questões e situações propostas por cada entidade e programar as atividades do novo período.
•A primeira reunião celebrou-se a 24/26 de abril de 1998, em Comodoro Rivadávia. Logo depois fizeram-se em diversas localidades do Gran Buenos Aires, em Capital Federal, Mar del Plata e Olavarría, prov. de Bs. As, em Santa Rosa, prov. de La Pampa, em Oberá, prov. de Misiones e Trelew, prov. de Chubut.

LEMBRANÇAS DO PRIMEIRO ENCONTRO EM COMODORO RIVADÁVIA
24/26 de abril de 1998

Sem comentários: