Beija-Flor de Nilópolis é campeã do Carnaval 2008 do Rio de Janeiro-Brasil.
A Beija-Flor é a bicampeã do Carnaval 2008 do Rio, com o enredo "Macapabá: Equinócio Solar, Viagens Fantásticas no Meio do Mundo". Este é o 11º título da Beija-Flor da escola desde 1932.
No ano passado, a escola foi campeã com um enredo sobre a África. Desta vez, foi até Macapá buscar inspiração para nova vitória.
A escola encerrou a segunda noite de desfiles do Grupo Especial iluminando a Marquês de Sapucaí com o sol de Macapá (AP). Em sete setores, a escola mostrou, entre outros temas, a cultura e riqueza da fauna, flora até a chegada dos navegantes e a presença dos índios.
A comissão de frente e o abre-alas fizeram referência à beleza do fenômeno solar. Atores ocuparam uma das alas para encenar o brilho do fogo.
A alegoria também mostrou palmeiras. Outras alas mostraram diversas formas de produtos e de civilizações --inclusive perdidas-- que se valeram da cerâmica e argila. O abre-alas retratou peças gigantes de cerâmica, que representaram as civilizações perdidas.
Setores da escola também representaram a necrópole fenícia, a mistura de índios e fenícios, a crença solar dos escribas fenícios, a expedição pelas matas à procura de tesouros e o tesouro --simbolizado pelo figurino da bateria, uma interpretação das minas fenícias ao estilo das do rei Salomão. As minas de ouro e uma cidade inteira feita com o metal serviram de inspiração para um dos carros alegóricos.
Alas seguintes representaram a ganância de piratas espanhóis, holandeses, ingleses e franceses, no ímpeto de busca aos tesouros da terra. A Beija-Flor mostrou ainda a influência portuguesa, a representação de povos que formaram o local e a grande fortaleza de Macapá, também conhecida como Fortaleza de São José de Macapá.
SEGUE FOTOS.
Sem comentários:
Enviar um comentário