Hola amigos
Bueno quiero compartir con Uds. algo que escribí, referido a la muerte de mi padre acaecida el 23/7 pmo.pdo. y está inspirada en la letra de un vals, que compusiera mi hno. Juan Carlos hace ya un tiempo y en algo que efectivamente ocurrió:
Antonio, el portugues
Antonio, va durmiéndose
oyendo el canto del mar
el barco que lo trajo, sueña..
hoy lo ha venido a buscar
Estribillo
Aguas del Boquedo
de mis beiras
eso quiero
aire lusitano,
en la música de un fado
Comienza a despertar
y ya no puede hablar de la emoción
y aunque la noche es bella
no son las estrellas de su Portugal
Su vida echó raiz aquí
su alma no pudo emigrar
por eso es que en las noches sueña, y vuelve a su pueblo natal.
Boquedo: vertiente de agua en Vila Franca da Beira (Alta) Beiras: region de Portugal, Centro norte a la vera de la Sierra de la Estrella, altura máxima de Portugal 2000m.
Antonio, el portugués
Por Ana Maria Borges Diniz
No se escucharon sirenas el 23 de julio....
pero el barco dulcemente vino
y a los 95 años se cumplió su sino..
Seguramente como lo estaba deseando...
ya llegó a su aldea y.... en cielo de las beiras
una nueva estrella está brillando.
A pesar del dolor que nos causó su partida
quiso el destino que una tranquilidad
nos embargara ese día
al descubrir con sorpresa
en la puerta del camarote
donde su cuerpo yacía.... y,
entre la mortaja que lo cubría
una imagen querida!!!! casi escondida....
Allí estaba Ella en bronce esculpida!!!!
La Virgen de Fátima haciendole compañía!!!
-----------------------------------------------------
La Virgen de Fátima era su devoción y quiso la casualidad que después de sesenta años y a sus 80 regresara a su tierra aquel 13 de mayo de 1990, lo que hizo muy azarosa la llegada a " seu povo".
Recorrer esas callecitas en su compañía fue una experiencia única... él rememorando aventuras.... y yo feliz y emocionada escuchándolo tratando de recrear en mi mente aquellas vivencias.
Regresamos acompañados por una imagen de la Virgen, la que tenía siempre consigo , hasta sugirió que fuera el nombre del geriátrico donde moraba, y así fue.
- NOTÍCIAS DA ARGENTINA - por Ana Maria Borges Diniz -NOVEMBRO-2004
JOSÉ SARAMAGO NA ARGENTINA
Entre os dias 17 e 20 de Novembro, realizou-se na cidade de Rosário , província de Santa-Fé, o III Congresso Internacional da Língua Espanhola.
Rosário foi nestes dias a capital do mundo hispano.
O Congresso foi inaugurado pelo Presidente da Argentina, senhor Néstor Kirchner, e contou também com a presença dos reis de Espanha. Entre outras personalidades importantes encontravam-se linguistas e escritores do mundo : Carlos Fuentes, Ernesto Cardenal, Ernesto Sábato e Pedro Luis Barcia entre muitos outros.
No último dia do Congresso, realizou-se uma homenagem ao escritor Ernesto Sábato a cargo de José Saramago, amigo do escritor argentino. O escritor português, no seu discurso, entre outras afirmações, disse que “... Sábato é meu irmao mayor...”
O tributo a Sábato emocionou o próprio escritor e os presentes.
(Foto obtida em Maio /2003 quando o escritor esteve na Argentina, na apresentação do seu livro “O homem duplicado”)
O escritor José Saramago, convidado de honra do III Congresso Internacional da Língua Espanhola, fez a apresentação do seu último livro “Ensaio sobre a lucidez”. O Teatro Nacional Cervantes esteve completamente esgotado, por uma assistência desejosa de assistir à Conferência, dada pelo grande escritor português e "Prémio Nobel".
- NOTÍCIAS DA ARGENTINA -por Ana Maria Borges Diniz - SETEMBRO-2004-
IV FESTA PROVINCIAL DO IMIGRANTE
Villa Mercedes (San Luis) Argentina
Em Villa Mercedes ( a 2ª cidade da província) realizou-se a "IV edição da Festa Provincial do Imigrante". Esta edição foi organizada pela Associação de Comerciantes do Bairro da Estação, nos dias 4 e 5 de Setembro.
Este ano, a festa contou com a participação de colectividades de vários países, nomeadamente: Argentina, Bolívia, Brasil, Colectividade Sírio - Libanês, Cuba, Chile, Espanha, França, México, País Basco, Países Árabes, Perú e Portugal.
O stand de Portugal esteve representado pelas famílias Teixeira e Borges Diniz. A família Teixeira é actualmente constituída pelos descendentes de um natural da Ilha da Madeira. Os Borges Diniz agrupam “António o português”, que conta actualmente com 94 lúcidos anos e é natural de Vila Franca da Beira, e seus familiares.
A festa começou às 20.00 horas, do dia 3, com a presença das autoridades provinciais e municipais. Depois do desfile das colectividades presentes, A Banda da Música da V Brigada Aérea executou o Hino Nacional Argentino, após o que o presidente da Associação fez a saudação de boas-vindas aos presentes.
O nosso stand, foi dos que apresentaram mais informação cultural, podendo-se escutar fados tradicionais e consultar bibliografia de temas turísticos, literários, e de interesse geral, que foram enviados pela Embaixada, produtos de artesanato das diferentes regiões de Portugal.
Muitos foram os visitantes que demonstraram interesse pelas nossas gentes e costumes.
Esperamos ter, na próxima edição desta festa, um Rancho Folclórico.
- NOTÍCIAS DA ARGENTINA - por Ana Maria Borges Diniz - SETEMBRO -2004 -
VILA FRANCA DA BEIRA NOS JORNAIS ARGENTINOS
Na Argentina há muitos jornais que circulam entre a comunidade portuguesa. Um deles, tem o nome de “LUSO-BAYRES”.
Na edição Nº. 12, Setembro de 2004, na secção “Tierras de Portugal” esteve presente Vila Franca da Beira. A importante crónica, obtida através da recolha de dados a partir desta página da internet, descreve a sua localização, a sua história e os seus lugares de interesse turístico.
Foi para mim, uma agradável emoção e surpresa encontrar-me com esta detalhada informação.
- NOTÍCIAS DA ARGENTINA - por Ana Maria Borges Diniz - 02-07-2004 -
O dia 10 de Junho, Dia de Camões, Portugal e das Comunidades Portuguesas, foi celebrado com diversos actos, que estiveram a cargo da Embaixada de Portugal e do Instituto Camões. Durante a semana das comemorações participaram vários Clubes. No dia 8, Mafalda Arnaut actuou no Teatro Presidente Alvear, onde apresentou o seu CD "Encantamento". Foi acompanhada à guitarra portuguesa e cantou também um "clássico" argentino "Laranjeira em Flor".
O filósofo argentino Santiago Kovadloff entregou à editorial Emecé a tradução do livro "Ficções do Interlúdio" ("Ficciones del Interludio") de Fernando Pessoa, no qual trabalhou vários anos. A obra é uma compilação dos poemas dispersos do escritor português. A publicação do livro está prevista para o mês de Setembro e a edição será bilingue.
- NOTÍCIAS DA ARGENTINA - por Ana Maria Borges Diniz - 29-04-2004 -
Portugal esteve representado na cidade de Buenos Aires (Argentina), no 6° Festival do Cine Independente.
Os filmes apresentados e os seus directores, são:
"Antes que o tempo mude"(1966) o 1° longa-metragem de Luís Fonseca.
"Nós" (2003) de Cláudia Tomás.
"Vai e vem" (2003) o filme póstumo de João C. Monteiro
Também em Buenos Aires, nestes dias, se leva a cabo, a 30ª. Feira Internacional do Livro. Portugal está representado através da sua embaixada e pelo Instituto Camões, com a presença de um stand.
Entre as actividades apresentadas, merecem destaque, as seguintes:
O dia 24 de Abril, foi o "Dia de Portugal". Depois das 18,30 horas e após as palavras de saudação do embaixador António de Almeida Ribeiro, tivemos o prazer de ver e ouvir o "Orfeão Universitário da Universidade do Porto", o Grupo de Fados e a Tuna Académica. Também actuou o Grupo de Danças "Mocidades Portuguesa".
Nos dias 23 e 24 de Abril realizou-se um colóquio, sob o tema: "Curso Fernando Pessoa", pelo destacado ensaísta, poeta, tradutor e antologista Santiago Kovadloff.
No dia 5 de Maio, o escritor português António Lobo Antunes, fará a apresentação do seu livro "Buenas Tardes a todas las cosas aquí abajo" (Boas Tardes a Todas as Coisas Aqui Abaixo).
Grupo de Fados da Universidade do Porto e O Grupo de Danças "Mocidades Portuguesa" - Fotos de : Hugo Tonelli
- NOTÍCIAS DA ARGENTINA - por Ana Maria Borges Diniz - 26-02-2004 -
No passado domingo 22 de Fevereiro de 2004, entre as 10 e as 12 horas (hora argentina), num programa de rádio, passaram a história de Vila Franca da Beira, a partir de extractos da publicação existente na página da internet.
Trata-se de um programa do "CLUB PORTUGUÉS DEL GRAN BUENOS AIRES". A referência histórica à nossa Vila Franca, esteve a cargo do Vice-Presidente do Club, Senhor Germán Pinto. Simultaneamente, foi passada música da autoria de Juan Carlos Borges, a valsa "António, o português".
O "CLUB PORTUGUÉS DEL GRAN BUENOS AIRES" tem sede em Isidro Casanova na província de Buenos Aires e tem e-mail: terralusitana@hotmail.com
A estação de rádio chama-se: RADIO DEL PUEBLO e está na internet, no endereço: www.750am.com.ar
- NOTÍCIAS DA ARGENTINA - por Ana Maria Borges Diniz - 29-01-2002 -
1ª. FESTA DOS IMIGRANTES EM VILLA MERCEDES (SAN LUIS) ARGENTINA
-2001-
No dia 29 de Setembro de 2001, realizou-se a 1ª Festa do Imigrante, na cidade de Villa Mercedes (2ª cidade da província de San Luís). A mesma, declarada de interesse provincial teve o patrocínio do Senado Nacional e foi organizada pela Comissão de Comerciantes do Bairro da Estação.
Nesta Festa estiveram representadas comunidades do Brasil, França, Inglaterra, Itália Perú, Portugal e da Argentina.
O acto começou com o desfile das bandeiras, logo seguido da entoação do Hino Nacional Argentino.
Foi possível saborear-se comidas e bebidas típicas. Houve músicas, cantares e dançares dos países representados.
Graças ao apoio concedido pelo Consulado e Chancelaria portugueses, Portugal esteve representado com um stand recheado com paisagens dos lugares turísticos e artesanato, nomeadamente: tecidos de linho, peças de cerâmica da região da Beira Alta e rendas de bilros de Peniche.
Viram-se vídeos, bebeu-se o vinho do Porto e não faltou o fado na voz de Amália Rodrigues. Ao ouvi-la cantar, as lágrimas correram pela cara de um português filho desta terra: António Borges Diniz, o "Engivres", de 91 anos, meu pai. Ele, eu, meus dois irmãos e restante família, fomos os únicos representantes da comunidade portuguesa nesta Festa.
Ana Maria e Juan
( filhos de António Borges Diniz)
Argentina - 2002
"ANTÓNIO, o português" (valsa)
António adormeceu
Ouvindo o canto do mar
Sonha que o barco que o trouxe
Vem hoje para o levar
Estribilho
Água do Boquedo
Da minha Beira
É isso que eu quero
O ar lusitano
Na música de um fado
Começa a despertar
E já não pode falar da emoção
Ainda que a noite seja bela
Não são as estrelas do seu Portugal
Sua vida aqui criou raiz
Sua alma não pode emigrar
Por isso cada noite sonha
E volta à sua terra natal
Estribilho
... ... ... ... ...
de Juan Carlos Borges
Sem comentários:
Enviar um comentário